top of page
  • Foto do escritorVictor Maroto

Entrando no mundo desconhecido

Se eu pedisse para você criar agora em sua tela mental a vida que você gostaria de viver, o que você colocaria nela?


Um relacionamento fantástico, uma carreira de sucesso, mais alegria e liberdade em sua vida, mais abundancia, mais confiança? O que você deseja experimentar na sua vida?


Tire um minuto e pense sobre isso.


Esse desejo é o resultado da natureza inata do homem tem que se chama vontade. É através dessa vontade que você canaliza sua energia e sua intenção através de pensamentos, sentimentos, escolhas e atitudes para criar e experimentar algo novo em sua vida.


Mas se você já tem essa vontade, porque as coisas não acontecem de fato na sua vida?


Para criar qualquer coisa diferente você precisa superar o apego pelo confortável e conhecido Mundo Comum e entrar no Mundo Desconhecido. Porque é justamente nesse mundo desconhecido que as coisas acontecem.


Mas o que é o Mundo Comum, como superá-lo e como entrar nesse Mundo Desconhecido?


A Jornada do Herói


Joseph Campbell, talvez o maior historiador e mitólogo que já existiu, dedicou toda a sua vida a estudar as diferentes culturas de vários povos do mundo e a sabedoria milenar oculta desses povos ensinadas através de suas histórias e mitos.


Durante esses vários anos dedicados ao estudo dessa sabedoria e ancestral, algo que hoje aparentemente tem se perdido, ele percebeu como esses povos eram gigantes em conhecimento sobre os princípios universais da vida e da natureza do homem.


Sabedoria que era passadas não de uma maneira pragmática e sim através de histórias e mitos.


Quem nunca ouviu falar sobre o mito de Hercules, Rei Artur, Zeus, Thor e Ulisses?


Esses mitos eram muito mais do que simples histórias para crianças. Elas eram carregadas de símbolos que transmitiam uma mensagem muito mais profunda que correspondiam a princípios universais e eternos sobre o ser humano.


E uma das muitas descobertas de Campbell foi a enorme semelhança entre as principais histórias desse povos. E uma que teve muito destaque foi o que ele chamou de A Jornada do Herói, que é uma ocorrência de fatos muito semelhantes entre muitos mitos que ilustravam justamente a busca de um herói.


Essa busca nunca é algo fácil e rápido, e sim uma jornada que exige sacrifício, luta, coragem, desprendimento, autoconhecimento, autodesenvolvimento.


Sabe uma coisa interessante sobre essas histórias?


Elas não são contos de alguma pessoa que existiu no passado e passou por todas aquelas adversidades, e sim alegorias que mostram a sua própria jornada no seu mundo interior, espiritual e mental.


Você de fato não vai encontrar nenhum dragão ou bruxa na sua vida, mas pode ter certeza que precisará lutar contra o monstro do medo e da insegurança, da dúvida, da preguiça, do egoísmo, da ignorância, da imaturidade assim como vários outros aspectos negativos da sua própria personalidade.


Então as histórias e mitos são a sua própria história, a história da sua vida, da sua jornada de crescimento, amadurecimento e expansão da sua consciência.


Mas Victor, eu não quero isso, não quero amadurecimento e crescimento, só quero um carro novo, dinheiro, uma casa e um relacionamento foda!


Larga de ser inocente! Sua vida hoje é um reflexo perfeito do seus padrões de pensamento, dos seus padrões emocionais, suas escolhas e atitudes. E se você for bem honesto e for um homem que se responsabiliza pela sua vida vai perceber que tem uma coerência entre tudo isso.


Então se você quer experimentar e criar qualquer coisa diferente na sua vida você precisa mudar a forma como você pensa, como sente, escolhe e age.


E isso é uma mudança interna, é uma transformação que começa de dentro. É sua jornada e seu Mito Pessoal.


Abandonando o Mundo Comum


Geralmente as histórias de grandes heróis começa com ''era uma vez'', ''em um reino muito distante'', ''em uma aldeia''... existia um homem comum.


Você é esse homem comum!


Sua vida hoje é o mundo comum. Seu velho trabalho que você não tem perspectiva sobre ele, seus velhos amigos com os mesmos assuntos e as mesmas ideias, seus velhos hábitos, suas velhas crenças, velhos padrões, as mesmas ideias... tudo o que é muito conhecido e familiar para você, tudo isso que você está acostumado e apegado representa o seu bom e velho Mundo Comum.


E você deseja que as coisas mudem, mas continua apegado demais ao passado. Fazendo as mesmas coisas, escolhendo sempre do mesmo jeito, agindo da mesma maneira, pensando da mesma forma... É duro dizer mas você vai somente reafirmar tudo o que já existe na sua vida e não terá nada novo.


Você precisa superar o Mundo Comum!


Nas histórias o herói sempre precisa se empenhar em uma grande e perigosa jornada. Ele precisa abandonar o conforto e a segurança do Mundo Comum e entrar no Mundo Desconhecido, no mundo perigoso, diferente de tudo o que ele conhece.


Essa decisão nunca é uma decisão fácil. Abandonar a segurança, o conforto, o comodismo, os velhos apegos e crenças, os velhos hábitos e padrões já enraizados nunca é fácil. Mas se você quiser de fato viver seu mito pessoal, você se desapegar desse mundo comum e iniciar sua jornada.


Mas esse é o verdadeiro processo de crescimento, amadurecimento e expansão da consciência, e não existe outro.


Então como promover essa mudança?


O processo


O processo de crescimento e amadurecimento vai te levar à morte!


Sim, a morte do seu velho eu e o nascimento de um eu completamente novo, mais maduro, mais competente, mais capaz, com um novo potencial de criar uma realidade nova, coerente com a mudança que você proporcionou.


Como você pode agora começar a promover essa mudança?


Comece a olhar para sua casa, seus relacionamentos, seus hábitos, comportamentos, emoções, seus gastos, objetos que você tem, para o que você consome... olhe para sua vida no geral e reflita como cada coisa te afeta.


Como aquilo contribui para você, de uma forma positiva ou negativa, como aquilo contribui para sua vida?


Talvez você perceberá que precisa se distanciar de algumas pessoas e conhecer outras pessoas que estejam mais próximo da frequência daquilo que você deseja viver, talvez precise mudar suas rotina e alguns hábitos, mudar sua alimentação, talvez precise sair de um relacionamento e ficar um tempo sozinho e se conhecer, ler outros tipos de livros, consumir outro tipo de conteúdo, começar um esporte novo, deixar de frequentar os lugares que vai e ir em lugares diferentes, ficar um tempo sem álcool, ser mais ousado...


Só você poderá dizer o que precisa se desapegar.


Esse processo nunca é fácil, geralmente será acompanhado de dor, estresse, insegurança, medo, ansiedade... E por causa dessa dor você vai querer voltar para o conforto e para zona de segurança, e se fizer isso, se voltar para trás vai continuar tudo como era antes.


É justamente no Mundo Desconhecido, na linha de frente que você vê o que de fato você precisa fazer e o que precisa aprender. É justamente no mundo desconhecido que você se desenvolve, cresce, amadurece, muda conquista uma vida diferente de tudo o que você já experimentou.


Antes de viver aquilo que você deseja viver você soltar o velho, precisa deixar seu velho eu morrer e abrir espaço para o novo, abrir espaço para um eu completamente novo nascer.


O tesouro que você busca está na caverna que você tem medo de entrar.


Se você quiser aprender mais sobre a Jornada do Herói e entender como cada uma das etapas se encaixa na sua vida na sociedade moderna hoje você precisa conhecer o treinamento Viva Seu Mito Pessoal.


Sinta a energia das aulas nesse breve vídeo:





Se quiser saber mais sobre o treinamento acesse o link:
























bottom of page