top of page
  • Foto do escritorVictor Maroto

As 10 chaves da Autoestima

Você vai aprender a elevar brutalmente o seu nível de autoestima e percepção de valor sobre si mesmo e transmitir esse valor para as pessoas aplicando essas 10 chaves muitos práticas em sua vida.


A qualidade da sua vida, o seu nível de satisfação sobre ela e até sua confiança está intimamente ligado à sua autoestima.


Entenda que aprendemos a nos amar e nos estimar de acordo como fomos amados e estimados na infância. Na maioria das veze recebemos amor quando agimos bem, somos obedientes e performamos bem. Mas quando errávamos, não supríamos as expectativas dos nossos pais e educadores ou falhávamos muitas vezes éramos privados desse amor e dessa estima.


Aprendemos isso e frequentemente carregamos isso por toda nossa vida sem perceber.


E como todos nós sabemos exatamente o quanto somos imperfeitos, quais nossos próprios defeitos, falhas e pontos fracos, estamos constantemente nos punindo e nos privando dessa estima, desse valor e amor próprio.


Fazemos com nós muitas vezes como aprendemos lá trás.


Então vou compartilhar com você 10 conselhos que podem ser muito útil para você elevar sua estima sobre você, sua percepção sobre si mesmo de valor e merecimento e sua consciência de que apesar de todos os defeitos você é digno de seu próprio respeito, estima e consideração... de si mesmo e dos outros.


Considere assistir também a essa rápida aula de 20 minutos sobre autoestima para compreender melhor cada uma dessas chaves, e aproveite para se inscrever no canal.








1-Autoconhecimento

Saiba quem é e seja fiel a isso.


Não se conhecer é viver exatamente como uma bola de tênis sendo jogada para todos os lados pelas pessoas a sua volta. Quem não sabe quem é precisa e recebe a opinião e da sugestão das pessoas o tempo inteiro para se direcionar. Então para se conhecer hoje faça as seguintes perguntas.


  • O que eu gosto?

  • O que eu não tolero na minha vida?

  • O que eu quero construir na minha vida?

  • Quais são meus valores e princípios?

  • O que tem valor na minha vida?

  • O que me faz bem?

  • O que não me faz bem?

  • Quais são meus pontos fortes?


É claro essas respostas podem e muitas delas irão mudar ao longo da sua vida. Mas ter uma direção do que tem valor para você é importante justamente para você se alinhar a isso.


2-Perfeccionismo

Pare de querer ser perfeito, você nunca vai ser por mais que tente. Não somos nem nunca conseguiremos ser perfeitos, mas somos perfectíveis, podem sempre melhorar.


Então ao invés de tentar ser perfeito, foque em fazer o melhor que você pode hoje, e amanhã fazer melhor do que fez hoje.


3-Autoaceitação

Autoaceitação não é resignação. Resignação é a aceitação de uma situação sem a menor vontade de tentar mudá-la, aceitação é reconhecer sua situação atual sem se criticar, se diminuir ou se invalidar por causa dela.


Aprenda o auto perdão, perdoe-se pelo passado, faça as pazes com sua história. Você não pode mudar o passado, mas pode aprender com ele. Pegue os códigos e os aprendizados que teve e decida fazer diferente e criar um futuro melhor com esse aprendizado, afinal de contas você pagou caro por ele.


  • Pare de se punir e de se criticar. Seja gentil consigo como seria como um amigo.

  • Se acolha

  • Seja tolerante


Seu futuro é maior que seu passado.


4-Autocuidado

Você estima tudo aquilo que você cuida, tudo aquilo que você investe tempo e dinheiro.


Um homem que limpa, cuida, investe tempo e dinheiro no seu carro aprecia, estima e o valoriza. Faça isso por você, quanto mais tempo investindo cuidando de você mais você vai aprender a se valorizar e se estimar.


  • Invista no seu bem estar físico e mental.

  • Cuide de sua aparência.

  • Cuide do que veste.

  • Cuide do que você come.

  • Cuide do seu ambiente.

  • Cuide de se cercar de pessoas boas.


Não aceite qualquer lixo na sua vida. Quanto mais você se cuida mais você se estima.


5-Pare de se comparar

Quem compara para, quem se inspira mira, lembre-se sempre disso.


Se você ver algo positivo em uma pessoa não se compare e se invalide, procure se inspirar e modelar essas qualidades em sua vida.


Se você vive se comparando com os outros é o mesmo que se diminuir e se sentir inferior, se você faz isso constantemente é o mesmo que declarar o tempo inteiro o quanto você não é como gostaria de ser.


É importante lembrar que em tempos de redes sociais existe muita comparação, você comprara toda a sua vida com pequenas partes da vida das outras pessoas. As melhores partes que elas escolhem te mostrar.


Se você algo que outra pessoa vive e considera melhor que você, leve isso como uma inspiração para você, mire e procure se aproximar disso.


6-Saiba em que você é bom

Todos nós temos algo que somos bom, melhor que a maioria das pessoas, explore seus pontos fortes.


Ninguém é bom em tudo, então saiba exatamente o que você é bom e melhor que a maioria das pessoas e explore isso na sua vida.


Pergunte-se ''o que eu sou bom e faço melhor que a maioria das pessoas?''



7-Desenvolva novas competências

Você tem um potencial gigantesco que você ainda desconhece, descubra até onde você pode ir.


Que triste é um homem chegar até uma idade avançada sem conhecer de fato do que é capaz. Talvez você tenha um potencial enorme para algum esporte, tocar um instrumento, fazer network ou para alguma arte que ainda está adormecido em você.


Quanto mais competente você é mais valor você se dá. Então a partir de hoje decida aprender, desenvolver habilidade e competências diferentes.


8-Aprenda a se comunicar

Outro ponto importante e eu considero um dos principais para qualquer pessoa é a comunicação.


Saber se expressar com excelência deve ser o básico para uma pessoa.


De fato é algo muito frustrante ter vontade de compartilhar algo, ser mais expansivo e autentico e não conseguir mostrar para o mundo o que você tem de melhor.


Aprenda a ser interessante, gerar valor, se expressar com clareza, comunicar uma ideia... como um homem vai se estimar se ele não consegue nem ao menos se comunicar com o seu semelhante?


  • Leia livros sobre comunicação.

  • Treine comunicação e abordagem.

  • Aproveite cada oportunidade de se comunicar com as pessoas.

  • Use o humor.

  • Seja interessante e energético.

  • Se interesse pelas pessoas de forma genuína.


9-Faça coisas que te fazem bem

Fazer coisas que te fazem bem, coisas que te trazem aquele sentimento de que a vida vale a pena.


A vida não é sobre pagar boletos apenas, ela é para ser vivida. E quanto mais você faz coisas que você realmente gosta mais prazer você tem pela vida, mais você estima sua vida e a si mesmo.


Conheço pessoas que veem prazer somente quanto estão sob efeito do álcool, ou quando fogem da realidade e estão imersos em jogos eletrônicos. E não é sobre isso que estou falando. Estou falando da vida, se conectar com a vida e explorar as possibilidades.


  • Conecte-se com a natureza.

  • Esteja mais com pessoas importantes para você.

  • Dedique-se a um novo projeto.

  • Tenha um hobby.


Você deve saber o que você ama e é importante para você. Faça mais.


10-Aprenda a dizer não

Para cada sim que você diz, existem vários nãos ocultos.


Cuidado para estar dizendo muitos sim para as pessoas com medo de desagradas, ou tentando se sentir valorizado demais pelos outros e estar pagando um preço muito alto por isso, dizendo muitos nãos para si mesmo.


Não seja um agradador que tenta ser amado por todos. Nem Jesus agradou a todos, não será você que conseguirá essa proeza.


Quanto mais você se conhece mais você sabe o que é importante para você e mais clareza você tem de onde que quer chegar. Seja fiel a isso.



Se orgulhe de quem você é hoje na sua máxima expressão, só você sabe o quanto foi difícil chegar até aqui, não invalide suas conquistas, você é único, explore seu potencial e descubra tudo o que você é capaz de conquistar na sua vida, nesse tempo curto de vida que te foi concedido pelo Criador.


Faça valer a pena!


Comente aqui em baixo qual seu maior desafio dentro desses 10 conselhos para que eu fale mais sobre isso e quem sabe não grave um vídeo explicando mais como você pode romper com esses bloqueios.


Forte abraço e lembre-se de dizer todos os dias "A vida é boa de mais''.


Comentarios


bottom of page