top of page
  • Foto do escritorVictor Maroto

Comece a gostar de resolver tretas

Você é um cara bom em resolver tretas?


Seja honesto. Você acredita que é um cara que tem uma boa postura de enfrentamento para lidar com seus ''problemas'' ou você vive fugindo das tretas e se pudesse fechava os olhos para não encarar os problemas da sua vida?


Uma vida confortável, sem problemas, sem adversidades, sem dificuldades e sem tretas... É o que provavelmente você e maioria das pessoas querem. Certo?


Mas poucas coisas atrasam tanto o amadurecimento, o crescimento e o sucesso de um homem do que a relutância e a passividade diante dos problemas.


O homem só se aguça com os problemas da vida


Apenas o calor intenso pode separar a matéria bruta dos metais preciosos que produzem o ouro.


Da mesma maneira só o calor dos problemas, as altas temperaturas das tretas diárias podem extrair o melhor do homem, o melhor de você. Coragem, paciência, perdão, responsabilidade, compromisso, compaixão, disciplina, habilidades acima da média...


Perceba que para qualquer uma dessas virtudes se manifestarem é preciso de um terreno cheio de adversidades. A coragem só se manifesta diante do medo, a paciência só emerge diante dos atritos, o perdão só nasce diante de uma falha, as habilidades que você busca só surgem com o treino...


Salomão diz em Provérbios 27:17: ''Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem se afia com o rosto do seu amigo.''


Assim como a faca precisa de atrito para se afiar, o homem não pode se recolher dos problemas do mundo e nem se isolar e evitar os conflitos da vida.


As tretas não geram apenas sofrimento, elas também geram oportunidades


As adversidades da sua vida te dão justamente as oportunidades para você aprender aquilo que ainda não sabe, fazer aquilo que ainda não faz e dessa forma se tornar um homem mais competente, mais capaz, mais potente e mais virtuoso.


O tesouro que você busca está na caverna que você evita entrar.


Comece a olhar as tretas da vida não como uma criança que as deseja evitar a todo custo, mas as aceite como plataformas de lançamento, como oportunidades de aprendizado, crescimento e desenvolvimento. Porque são justamente isso que elas são.


Assim como na jornada do herói, o protagonista precisa abandonar mundo comum e partir em uma aventura onde enfrentará monstros, demônios e dragões para se tornar o herói, o homem precisa abandonar o anseio por uma vida exclusivamente confortável, segura e prazerosa em favor do seu crescimento e do amadurecimento.


Como lidar com as tretas da vida de uma forma diferente?


Existem várias formas de você mudar sua percepção sobre os problemas da vida. Mas vou te mostrar uma maneira bem simples que é através do poder das perguntas.


As perguntas são ótimos direcionadores de atenção.


Quando sua atenção está completamente investida no problema em si você entra em um estado mental e emocional completamente caótico e desequilibrado:


Você enxerga apenas a pedra no caminho. As perguntas que você se faz te fazem olhar para caminhos alternativos, e assim entrar em estados emocionais e mentais mais positivos e afirmativos. O que te dá uma grande vantagem dentro desse processo.


Outro dia falarei mais sobre a neurociência e como esses estados mentais e emocionais se desenvolvem através do seu foco e da sua atenção. Recomento a leitura do livro Protocolo do Autodomínio em 8 Semanas. É um protocolo de 8 semanas onde você vai aprender tudo o que você precisa saber sobre como acessar estados emocionais que te fortalecem através do domínio da comunicação interna, atenção, foco e estado de presença. Disponível em versão digital, conheça no link abaixo.



Os problemas são inevitáveis, alguns aconteceram por más escolhas sua no passado e outros surgiram por causas externas que você sequer tem controle. Mas você sempre tem o poder de escolher como deseja agir diante deles.


Quando estiver diante de uma treta use as perguntas para se sair da melhor forma.


O que esse problema está me mostrando?

O que eu fiz que o causou? Ou não fiz?

O que eu preciso aprender que ainda não sei para resolvê-lo?

O que eu preciso fazer que ainda não faço para resolvê-lo?

Qual resultado eu quero ter?

Quem já passou por algo semelhante que pode me orientar?


Comece o movimento


Leia, estude, aprenda, busque ajuda, entre em ação...


O jogo é sobre se tornar. Se hoje um problema te assombra é porque ele é maior do que você. O jogo é se tornar maior do que ele, é se tornar um homem maior que essas adversidades, desenvolver virtudes, amadurecer, aprender e expandir seus conhecimentos, ser um homem mais capaz e competente, se tornar um homem capaz de lidar com esse problema sem perder seu equilíbrio.


E quer saber de uma coisa legal?


Lá na frente surgirá um problema ainda maior que te forçara a crescer ainda mais, expandir sua consciência e amadurecer mais ainda.


Esse é o jogo, esse é o ciclo, então comece a apreciar e ver as oportunidades que as tretas da vida te apresentam.


Veja aprenda a ver as tretas da sua vida de uma nova perspectiva.







bottom of page