top of page
  • Foto do escritorVictor Maroto

Os segredo dos japoneses para uma vida mais longa e feliz.

Ikigai, os segredos dos japoneses para uma vida mais longa e feliz.


Está bem claro que a nossa qualidade de vida está ficando pior a cada ano que passa. Independente do avanço da ciência nos ajudar a ter uma vida mais longa, estamos ficando mais doentes e mais infelizes. São inúmeras doenças como hipertensão, diabetes, pressão alta, obesidade, depressão e muitas outras que já estão se tornando ''normais''.


Será que é normal ser doente e esse será um destino inevitável para nosso futuro? De que adianta viver mais 5 ou 10 anos sem saúde, sem vitalidade e sem esperança? O que nós estamos fazendo de errado que ao invés de viver mais e melhor estamos vivendo cada vez pior?


Podemos aprender e entender um pouco mais sobre estas questões observando os campeões de longevidade e vitalidade do mundo. Os japoneses, mais precisamente de uma pequena província chamada Ogimi localizada nas ilhas de Okinawa onde existe o maior índice de centenários do mundo.


Vários pesquisadores já foram até Ogimi para descobrir qual o segredo de seus centenários habitantes que chegam facilmente até os 90 anos com uma vida muito ativa e repleta de energia. Estas pesquisas já foram temas de inúmeras reportagens e livros onde os moradores da província compartilham seus segredos com o resto do mundo. E eles são:

-Manter-se sempre ativo

-Tenha calma

-Não coma até se encher

-Rodeie-se de amigos

-Coloque-se em forma

-Sorria

-Se conecte-se com a natureza

-Seja grato

-Viva o momento

-Siga seu Ikigay


Vamos falar de cada um deles através da visão dos japoneses:


Manter-se ativo: Quer dizer, esteja sempre em movimento. Este tópico não fala sobre atividades física, ele diz estar constantemente em atividade, manter sua mente ativa, flexível e capaz de aprender sempre. É de grande importância sempre estimular nosso cérebro através de novas experiências para manter sua neuroplasticidade, ou seja sua capacidade de mudar, adaptar-se e criar novas conexões neurais e conservar a saúde mental. Lembre-se ''mente ativa corpo jovem''


Tenha calma: Sem estresse. O estresse é uma resposta natural do nosso corpo diante de uma situação ameaçadora, que nos coloca em estado de alerta e nos permite reagir de forma mais rápida. Mas estamos vivendo praticamente todos os dia em estado de alerta, onde este estado provoca uma descarga de hormônio que de forma continua e a longo prazo se torna degenerativo, podendo causar danos a memória, irritação, insônia, ansiedade, aumento da pressão arterial e até depressão, fora os efeitos indiretos. Então para agir contra o estresse os japoneses recomendam: Tomar banho com mais calma, manter os ambientes de trabalho e em casa bem organizados, fazer alongamentos, exercícios, fazer respirações profundas durante um tempo, manter uma boa alimentação e praticar qualquer tipo de meditação.


Alimentação balanceada: A alimentação hoje virou um escape para estresse e ansiedade para muitas pessoas, e se rendem aos açucares, sódio, farinhas e a grande quantidade de alimentos. Os habitantes de Okinawa comem menos de 10 gramas de sal por dia, estão bem abaixo da média mundial, priorizam alimentos de origem vegetal, comem ao menos cinco porções de verduras ou frutas por dia, consomem pouco açúcar de forma direta e quando o fazem escolhem o açúcar da cana. E por ultimo e não menos importante seguem o hara hachi bu, ou seja a lei dos 80%. Quando você sentir que está quase cheio ou que consegue comer um pouco mais, não coma.


Rodeie-se de amigos: Os japoneses de Okinawa tem uma relação muito intima com a comunidade em que vivem, todos são membros de uma grande família onde todos se ajudam, sabem que podem contar uns com os outros e estão também sempre prontos para servir, reúnem-se com frequência para trocar experiências, bons conselhos, ou apenas trocar anedotas e risadas. Os amigos são o melhor meio de compartilhar os momentos e viver.


Coloque-se em forma: Seu corpo é seu veículo aqui na terra, então é muito importante que você cuide bem dele, e para mantê-lo funcionando bem é muito importante estar em movimento para que não enferruje. Os habitantes da ilha seguem muito bem este princípio e não são acostumados a passar a tarde sentados em praças ou sentados no sofá vendo TV. Procuram estar sempre em movimento, fazendo caminhadas, cultivando suas hortas e se envolvendo em trabalhos comunitários. O yoga e o tai chi é uma ótima alternativa para manter-se em movimento sem causar estresse ao corpo. Sem contar que também são ótimos para a mente.


Sorria: Leve a vida com mais graça, quem sorri mais atrai mais amigos, começa enxergar mais possibilidades na vida. Não que seja errado ver as coisas quando não ocorrem da forma que foi desejado mas é mais importante se lembrar do privilégio que é estar aqui e poder usufruir de tudo que chega até nós.


Se conecte com a natureza: Ainda que vivemos cada vez mais dentro das cidades, nossa essência está na natureza, é sempre bom fazer uma caminhada ou um passeio perto das árvores, respirar um ar puro, e se conectar com a natureza para abastecer nossa energias.


Gratidão: A gratidão está muito ligada a felicidade, agradeça a seus antepassados, agradeça a natureza pelo alimento que te mantem vivo, agradeça ao sol pelo calor e pela luz, agradeça a seus familiares e amigos, sem tudo isso e muitas outras coisas você não seria quem é hoje. Dedique um tempo do seu dia para agradecer e terá abundancia e felicidade.


Viva o momento: Não se lamente pelo passado e nem tema o futuro. Viva o agora da melhor forma que puder. Mindfullnes, atenção ao agora, qualquer coisa que você for fazer esteja fazendo por inteiro, sem nenhuma distração, sem nem um pensamento que não esteja relacionado a tarefa. Assim seu dia fluirá com muito mais leveza.


Siga seu Ikigai: Por último e não menos importante, siga seu Ikigay. Ele pode ser traduzido como ''A razão de viver'' ou '' A felicidade em estar ocupado'' porque quando amamos fazer algo nos dedicamos por inteiro. Seu ikigai está ligado ao que você ama e que você é bom em fazer, é útil tanto para você quanto para as outras pessoas. Dentro de você existe uma paixão, um talento único no qual seu espirito anseia para que você o siga, seja lá o que for é uma coisa onde você se encontra quando esta fazendo e se sente completo, se sente realizado. Você faz por amor, ele não precisa ser remunerado, ele precisa ser realizado. Porque a satisfação de estar realizando vale mais do que qualquer coisa, depois que você encontra seu Ikigai nunca quer se ''aposentar''.

Se você ainda não conhece seu Ikigai, seu próximo passo é encontra-lo.




O Autoconhecimento é a chave.











bottom of page