• Maroto

O poder da escolha


As nossas escolhas tem um enorme poder sob nosso futuro, não digo somente em um futuro distante daqui a alguns anos que é a impressão que dá quando vemos essa palavra, daqui a um mês também é futuro, assim como daqui uma hora também é. O seu estado atual é o resultado das suas escolhas do passado. Seu emprego, seus relacionamentos, seu círculo social, seus hábitos, sua saúde e assim vai, é por isso que ela é tão poderosa. Nossa escolha é nossa responsabilidade porque sempre colheremos seus frutos, disso não tem como fugir. Escolher é igual a criar.






Percebendo ou não estamos o tempo todo fazendo escolhas, você agora escolheu se abrir a algo novo, em breve colherá algum fruto, uma nova opinião talvez, ou encontre aqui a motivação que tanto procura para conseguir mudar alguma coisa que não está indo muito bem e que possa ter sido criada por más escolhas.


Penso que não existe escolhas certas ou erradas, apenas resultados diferentes. Também não podemos julgar o que levou uma pessoa a escolher o que escolheu, isso envolve vários fatores conscientes e inconscientes mas independente disso, deve assumir sua responsabilidade, e quem sabe aprender algo. Isso é evolução.


“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”



Escolhas conscientes e inconscientes


As escolhas conscientes são as que escolhemos com base em nossos anseios e valores, porque eles representam o nosso verdadeiro Eu, onde queremos chegar e o caminho que mais nos representa pelo que somos. Ela não é a garantia de que chegaremos onde quisermos, mas a probabilidade de nos ferir é bem menor.


Por outro lado existe também as escolhas inconscientes, que escolhemos sem saber exatamente quando foi escolhido ou porque, as vezes tão rápidas que nem percebemos e muitas são sustentadas por medos, raiva, preguiça, tristeza e outras emoções e sentimentos de baixa frequência. Pode até as vezes a curto prazo ser uma escolha que traga sensações de prazer, mas a longo prazo o problema sempre volta para lidarmos com ele,


Volto a dizer que nem um é certo ou errado, existirá apenas resultados diferentes. Tanto uma escolha consciente pode resultar em algo que pode te frustrar por falta de conhecimento técnico quanto uma escolha inconsciente pode resultar em uma boa lição e sabedoria para o resto da vida.



''Colhemos aquilo que plantamos''


''O que nós plantamos vai voltar para nós e nos tornamos o que nós praticamos.''

Isso não é pregação é Física, ''ação e reação'', são as leis do Universo, ''porque tudo que vai, volta'', ''o que emites hoje, receberás amanhã''. Deu para entender?


Se você escolher agir com raiva, escolher o medo, a preguiça, a gula, hábitos que te desgastam, relacionamentos tóxicos. Você não colherá algo diferente disso. E é assim que você se vê amanhã? Com amizades superficiais, um relacionamento desgastado, uma péssima saúde, com medo de mudar e buscando fuga em álcool e drogas para amenizar a dor causada pela grande frustração das más escolha passadas? Acredito que ninguém quer se ver assim daqui a algum tempo. Então vigie suas escolhas.


Todos os dias, você tem inúmeras possibilidades de escolhas: Logo pela manha escolhe se levanta assim que acordar ou aciona o botão soneca; alonga seu corpo, medita e toma um banho com calma ou levanta e se arruma depressa e sai sem comer nada; toma um café nutritivo ou come porcaria; cumprimentar os colegas de trabalho com um sorriso ou desejar que se danem; ser produtivo e grato pelo que tem onde quer que for ou sobreviver mais um dia reclamando e só procurando coisas ruins para reclamar. É tipo isso.


''O primeiro passo é a escolha, o resto é consequência.''


Mas muitas vezes também escolhemos inconscientemente tão rápido que nem percebemos, ou não temos forças nem conhecimentos para fazer diferente, porque estamos tão condicionados a agir de tal maneira que não conseguimos fazer de outra forma. E vamos obtendo sempre os mesmo resultados.

Ai é a parte que eu acho mais fantástica onde a responsabilidade volta toda para nós.


Você escolhe evoluir e mudar través do autoconhecimento. Ou escolhe continuar do jeito que está.



Como escolher


Como existe apenas resultados diferentes então uma boa escolha é feita depois de uma minuciosa reflexão sobre todas os possíveis consequências a curto e longo prazo, levando em consideração seus objetivos, propósitos e por último e não menos importante os valores, estando alinhado com eles você está em paz consigo.


Escolha também sempre aprender e evoluir, melhorar constantemente. Algumas pessoas sempre jogam a responsabilidade de como as coisas vão em sua vida em tudo que podem, família, trabalho, patrão, salário, governo, colegas, pais...menos em sigo mesmo. Essa é uma escolha perigosa, onde a pessoa se isenta de qualquer culpa e permanece sempre na posição de vitima das circunstancias, essas pessoas não aprendem, não mudam nem evoluem. Permanece com seu ego infalível e inabalável e estagnado.


Como disse o mestre Osho, somente alguns reivindicam o direito de desenvolver-se. E tudo começa com a escolha.


tanto eu quanto você somos escolhedores infinitos”





19 visualizações