• Maroto

Energia para queimar

Ter uma grande quantidade de energia para queimar. Como assim? Quem assistiu o desenho japonês Dragon Ball vai saber quando eu falar a palavra Qi, aquela energia vinda do universo que os heróis tinham, e quanto maior era o Qi maior o poder de luta. Então, alguns vão achar estranho e outros nem vão acreditar, mas essa energia existe sim e está dentro de nós, não é coisa só de desenho animado, ela está presente em todo o universo e é indispensável para nós realizarmos todas as nossas atividade como pensamentos, nossos movimentos e para um bom funcionamento do corpo.

Qi, Chi, Prana, Ka, Mana, energia sutil, conhecida por várias culturas em todo o mundo, é a energia vital que permeia o universo, em todos os lugares e em todas as criaturas, ela que sustenta a vida e a harmonia do mundo. Alguns questionam se o Qi emana da matéria ou se ela existe livre além da matéria como energia pairando no infinito, independente da origem não ser uma certeza sua existência é comprovada.


Pode soar um pouco estranho para nós uma energia vital poderosa que está em todos os lugares do universo e precisamos dela para viver, para nos sentir bem, dispostos e motivados pela vida, ou pode soar familiar. Nossa cultura é muito rasa por sermos um país tão novo e principalmente por ter herdado pouquíssimo conhecimento de nossos ancestrais que tinham um profundo relacionamento com a natureza e com a vida. Diferentemente da China, Índia, Egito e outros países com mais de 3000 anos de história e que ainda mantém sua cultura e seus conhecimentos.


Você pode até não percebe-la, mas eu garanto que sabe muito bem quando ela está baixa ou não está fluindo muito bem. Fadiga excessiva, confusão mental, falta de concentração, falta de motivação e de entusiasmo na vida. Estes sintomas estão diretamente relacionados a falta de Chi. E nossos próprios hábitos são os causadores desse bloqueio energética:


-Sono sem qualidade

-Alimentos processados

-Superalimentação

-Álcool e drogas

-Sedentarismo

-Falta de exposição ao sol

-Falta de ar puro

-Pouco contato com a natureza

-Masturbação

-Estresse

-Ansiedade

-Qualquer sentimento de baixa frequência (medo, vergonha, raiva, pesar, culpa...)


Qualquer estado de desarmonia física, mental, espiritual ou emocional leva a que a passagem do Chi seja obstruída em determinados locais do nosso corpo, e os resultados a nível físico é exatamente essas indisposições, fadigas e alguns reflexos negativos no corpo chegando até a se transformarem em doenças. Mesmo a medicina ocidental moderna reconhece a influência da mente sobre o estado físico do corpo e muitos médicos apontam grande parte das doenças como consequência direta ou indireta do estado de espírito do doente.


O Chi é infinito no mundo e está em todos os lugares, no ar, nos raios solares, na comida... Só precisamos de um breve conhecimento para entende essa energia e manter seu fluxo intenso e livre dentro de nós para gozarmos de uma vida cheia de vitalidade, disposição e saúde física e mental. Pequenas mudanças em nossos hábitos e atenção ao nossos comportamento já é o suficiente para uma enorme diferença:


-Comer alimentos orgânicos e mais saudáveis: Alimentos naturais além de serem de fácil digestão e não gastarmos muita energia para digeri-los, também é uma rica fonte de Prana.



-Superalimentação: Ela deixa nosso corpo lento e pesado, muita energia é gasta para o corpo processar alimentos em excesso.


-Reveja o consumo da carne- É um alimentos pobre de prana e demanda muita energia para digeri-la.


-Evite álcool e drogas: É um barato que sai caro, são um veneno para o corpo, perdemos muita energia eliminando-os e bloqueiam nosso fluxo de energia. Fora os danos mentais e espirituais que os mesmos provocam.


-Movimente-se: O movimento faz com que a energia flua de modo livre no corpo. O yoga e taichii são uma ótima alternativa onde não agridem o corpo e trabalham diretamente com a manutenção de energia.


-Se exponha um pouco ao sol, respire ar puro e tenha mais contato com a natureza: Não vai ficar torrando no sol achando que vai viras super saiajim, que o máximo que vai conseguir é pegar uma insolação, mas o sol e o ar puro são ótimas fontes de Prana(Chi), tenha um habito mais natural de pegar um pouco de sol pela manha e busque respirar ar puro. Um passeio na natureza é uma alternativa muito boa.


-Observe suas emoções: Uma desarmonia emocional afeta diretamente seus chakras bloqueando assim o fluxo de energia. Fique atento as emoções negativas, pratique meditação para ter mais controle sobre seus pensamentos e emoções.


-Pratique Pranayama: É uma atividade respiratória onde o objetivo é o controle de Prana e a expansão da bioenergia no corpo humano.


-Conheça o Reiki: Ele é uma forma de medicina alternativa baseada em pseudociência. Os praticantes usam a imposição de mãos para transferir "energia vital universal" para o paciente com o intuito de desbloquear chakras e fazer com que a energia flua livremente.



O propósito deste post é trazer conhecimento. Algumas pessoas fazem força para sobreviver, mas a vida é leve, desde que esteja alinhada com a natureza do universo. Isso se chama Poder, estar alinhado com o mundo e não jogando contra ele.


Acredito que não existe certo nem errado, cada um age de acordo com seu nível de consciência, Temos o direito de escolha, e a responsabilidade dela.



''O autoconhecimento é a chave.''
























22 visualizações1 comentário