• Maroto

Disciplina e Clareza, o Homem Apolíneo

Atualizado: há 3 dias

''Os deuses antigos habitam a sua alma''


Muito se fala sobre a disciplina hoje em dia, principalmente quando o assunto é mais produtividade, resultados, menos procrastinação, e tudo mais. Mas eu trouxe uma abordagem através de uma perspectiva um pouco diferente sobre a disciplina e sobre a clareza.


Ao final desse post você entenderá o que são ambas.

O que são qualidades Apolíneas e Dionisíacas.

A importância de incorporarmos elas às nossas vidas.

Porque relutamos a elas.

E como nos aproximar de ambas essas qualidades em nossa vida com equilíbrio.


Apolo, chamado por muitos de Deus Sol, também era um dos doze deuses olimpianos, filho prodígio de Zeus e talvez seja depois de seu pai o Deus mais venerado pelos homens da antiguidade. Apolo era o deus da medicina, da poesia, do arco, das leis, da harmonia, do equilíbrio, da razão, da temperança, da disciplina e da profecia. Era considerado pelos homens da antiguidade o deus que ''age, pensa e protege à distância''. Zeus o considerava um prodígio, as qualidades de Apolo eram muito alinhadas com as suas, ambos eram deuses solares, muito racionais, voltados para a ordem, para o equilíbrio, para a harmonia e para o controle, diferente de alguns de seus irmãos.


Você deve estar pensando : ''O que um deus antigo tem a ver com a disciplina e com a clareza no homem moderno? O que isso tem a ver comigo?''

Antes de continuar quero que você entenda uma coisa:


''Os deuses antigos habitam a sua alma''.


Você já percebeu que os antigos deuses gregos ou de qualquer outra cultura, representavam qualidades e características inerentes aos homens? Deus do amor, deusa da beleza, deus da ira, deusa da sabedoria, deus do poder...


Os antigos tinham esse habito de antropomorfizar essas qualidades já existentes dentro de todos nós. Quando os homens buscavam a afeição dos deuses eles buscavam também a incorporação das qualidades desse às suas vidas.

Assim como os antigos nórdicos antes das batalhas se vestiam com peles de urso para incorporar suas força e sua agressividade os espartanos faziam sacrifícios ao deus Ares antes da batalha para este os favorecerem em ira e agressividade durante a luta.


Apolo é o deus da disciplina, da clareza, da ordem, do controle, da medicina entre outras qualidades. Apolo é também o deus do arco, perceba como o arco é uma arma que proporciona longo alcance desde que você tenha uma visão clara do seu objetivo, se Apolo é o deus sol ele também sempre tem clareza do alvo, logo Apolo sempre acerta seu alvo.

Os homens reverenciavam Apolo para serem favorecidos com com sua bendições, a produtividade, a assertividade, a clareza, o conhecimento, o equilíbrio...

Os homens munidos de tais qualidades são chamados de ''homens apolíneos'', geralmente são homens de sucesso financeiro no nosso mundo, são homens com clareza de objetivo, homens que traçam estratégias, têm metas, consistência, disciplina e não cedem facilmente aos impulsos dionisíacos e fazem o que precisa ser feito, e não o que têm vontade de fazer.


A grande maioria dos mentores financeiros e de carreira de hoje falam das qualidades apolíneas como se elas fossem a chave para o sucesso na vida de um homem. E perceba como faz muito sentido essa semelhança. Quantos, milionários da atualidade só conquistaram esse status graças à clareza e à persistência, à disciplina, à visão, à estratégia, à lógica e ao compromisso consigo mesmo?

Apolo é irmão de Dioniso, o deus do vinho, do prazer, do êxtase, do excesso e da desmedida. Perceba que existe uma dualidade entre os irmãos. O prazer e o êxtase com a disciplina e a consistência.


É exatamente ai que está chave.


Sempre que um homem se aproxima de alguma qualidade automaticamente ele se afasta de outra. Quando o homem se aproxima demasiadamente do êxtase e da entrega excessiva pelo prazer de Dioniso ele se afasta da disciplina e do controle de Apolo. O comportamento dionisíaco é contrário ao comportamento apolíneo, enquanto o homem apolíneo é um homem disciplinado e equilibrado o homem dionisíaco é descomedido, desenfreado e exagerado.

Temos ambas as potencialidades dentro de todos nós, apenas nos condicionamos de uma forma que faz com que algum determinado padrão energético e comportamental se manifeste com mais força em nós.


Mas você pode se aproximar o quanto quiser de qualquer qualidade que queira e ambas são importantes e indispensáveis para a saúde psíquica de um homem.


Mas quando se aproxima excessivamente do padrão energético dionisíaco e sente uma fraca manifestação das qualidades apolíneas em sua vida você percebe claramente o quanto sua vida está paralisada em alguns aspectos e é movida pelas pelas vontades e desejos momentâneos, pelos prazeres e pelos excessos, você não consegue ter disciplina e consistência em nada, nem consegue colher bons resultados porque qualquer coisa realmente significativa e transformadora em nossa vida exige trabalho, disciplina e consistência.


O homem apolíneo faz o que precisa ser feito e não somente o que ele tem vontade.


O homem tem uma inclinação natural a busca pelo prazer, isso e um fato. E exatamente por isso precisa haver uma luta contra esse seu desejo insaciável pela busca unilateral do prazer para que o equilíbrio seja reestabelecido em nossas vidas.


Lutamos contra esse impulso quando agimos mais racionalmente, quando escolhemos conscientemente fazer o que precisa ser feito em favor de algum objetivo, em favor de algum ideal e não somente em favor da satisfação de um desejo momentâneo.


Todo homem deve ter um ideal pessoal, deve ter clareza daquilo que ele quer em sua vida, pelo menos uma imagem. Isso é que dá direção as nossas escolhas, quando um homem não sabe muito bem o que ele deseja para ele daqui uma semana, daqui uma mês, daqui um ano, suas escolhas são direcionadas pelos impulsos momentâneas que nunca são completamente satisfeitos.


Se você refletir poderá perceber claramente o que impulsionou as suas escolhas no passados, e perceberá quais são os reais resultados delas hoje.

Cara. O que eu digo é o seguinte:


Você tem dentro de si tudo o que você precisa, todo o potencial criador existe dentro de você. Talvez alguns padrões energéticos estejam ainda adormecidos, talvez suas experiências de vida o condicionaram dessa forma, mas você pode despertar essa energia adormecida dentro de você e reestabelecer o equilíbrio em sua vida.


Suas experiências te condicionaram mas elas não te condenaram. Você se condena todos os dias quando aceita seu estado atual e não faz nada para mudar sua realidade.


Desperte o seu poder pessoal, desperte a energia que e ainda está adormecida em você.


Quer aprender mais?

Se veja os outros artigos.

Se liga em nosso blog

Se inscreva em nossos canais e solicite o seu livro ''O Poder da Autoconfiança'' gratuitamente neste formulário.








9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo