top of page
  • Foto do escritorVictor Maroto

Desapego e não ação


O mundo está cada vez mais rápido, isso você não pode negar.


As redes sociais já estão se adaptando, vídeos menores, conteúdos cada vez mais rasos e de fácil ingestão. Até o WhatsApp agora está com uma atualização que acelera os áudios que recebemos, para ouvi-los mais rápido.


Tudo isso reforça essa ideia de que o mundo está cada vez mais acelerado.


Sua mente se adaptou a esse fluxo e a essa velocidade, mas qual é o preço que você paga por isso em seu corpo, sua saúde mental e no seu dia-a-dia?


E como não cair mais nas armadilhas dessa mente acelerada, abandonar as expectativas e colocar toda a sua energia naquilo que realmente importa, suas ações no presente?


Hoje você vai aprender mais sobre o desapego, sobre a não-ação.


Sua mente é uma ferramenta fantástica, ela se adaptou ao rápido e intenso fluxo de informações que somos submetidos durante todo o dia, hoje só conseguimos dar conta de tantas coisas por causa dessa adaptação, e-mail, WhatsApp, celular, trabalho, estudos, família, obrigações, contas... Nossa mente realmente é fantástica.


Mas como nem tudo são flores, uma mente super acelerada também tem seus ônus.


Quem nunca ficou ansioso esperando alguma coisa?


Quem nunca teve seu sono perturbado por pensar demais no que aconteceria no dia seguinte?

Quem nunca ficou criando situações hipotéticas que nunca aconteceram em sua mente e sofreu desnecessariamente com isso?


Quem nunca se frustrou por esperar um resultado em um determinado período de tempo que nunca veio?



Isso é mais comum do que parece, nosso cérebro é pago com glicose para fazer exatamente esse trabalho, calcular, projetar e comparar, entre outras funções...


Mas existe uma máxima que diz o seguinte:


''Como é em cima é embaixo''


Ou seja, tudo o que acontece na sua mente é refletido no seu corpo, no seu comportamento, nas suas escolhas, na sua vida...


É importante sim que você reassuma o controle da sua mente, é importante que você seja o seu senhor e não o seu escravo que é levado de um lado para o outro.


Desapego ou não-ação não significa não fazer nada, e sim agir dentro do fluxo das coisas.


Existe um princípio na filosofia taoista chinês chamado Wu Wei, ele corresponde ao modo de viver em harmonia com o Tao, com o caminho, com o fluxo do Todo. Existe um fluxo e um tempo para tudo no universo. Existe o tempo de gestação, existe o tempo entre as estações, entre o dia e a noite, existe o tempo para plantar e para você colher.


Você não pode plantar algo hoje esperando colher um fruto saudável antes do tempo de maturação deste, e nem pode plantar algo hoje esperando também colher algo diferente daquilo que foi plantado.


Como as coisas estão cada vez mais rápidas o homem está se adaptando a esse fluxo, porém existe certas coisas que não podem ter o seu tempo mudado. E para nós basta aceitarmos isso.


O que aparentemente não está acontecendo e o resultado disso, de estar fora do fluxo é dor, sofrimento, ansiedade, stress, depressão...


Qualquer coisa que esteja contra o fluxo sofre alguma resistência, assim como um peixe que nada contra o fluxo de um rio faz muita força ou um pássaro que voa contra o vento.


A pedra devagar é desbastada quando ela faz uma resistência contra o fluxo natural da água, mas esta respeita o fluxo, ela respeita seu tempo e caminha conforme a gravidade lhe permite.


Esse desejo de querer acelerar o fluxo das coisas, ou de querer controlar os resultados é a origem de grande parte de nosso sofrimento hoje. O homem que espera os resultados antes do tempo, se agarra demais a um determinado resultado e que por colocar demasiada atenção no futuro negligencia o presente também sofre essa mesma pressão por estar contra o fluxo do Todo.

Mas como você pode entrar no fluxo do todo, visto que não somos monges no alto das montanhas no Tibete e temos nossas responsabilidades, nossos trabalhos, família e uma vida repleta de responsabilidades?


Você pode começar reassumindo o controle da sua mente, essa sua necessidade de estar constantemente pensando, tentando prever o futuro e criando situações hipotéticas na sua cabeça.


Ao invés de gastar energia pensando demasiadamente, invista no que realmente importa, no agora, esteja completamente consciente do momento presente porque ele é o único onde você realmente pode fazer algo.


Quando o homem tem atitudes assertivas, quando ele coloca os ingredientes certos no momento certo, a colheita virá de maneira abundante no momento certo, mas é preciso estar completamente focado na jornada, não se apegar tanto aos resultados, e sim na própria caminhada, no próprio aperfeiçoamento e crescimento nela.


Coloque a semente e deixe que no escuro ela trabalhe conforme sua própria natureza..


Se a colheita não vier como você esperava, lembre-se que ela não é o fim, mas sim apenas mais um ponto da uma jornada ainda maior de crescimento e aperfeiçoamento.


Abandone as expectativas, aceite como as coisas são, tenha preferências para você se guiar na sua jornada, não apegos. Talvez você não esteja colhendo os frutos que você deseja colher, isso inevitavelmente é o resultado daquilo que você plantou a algum tempo.


O mundo não foi injusto com você.


Você apenas ainda não entendeu a dinâmica de como as coisas funcionam.


Para uma planta crescer acredita-se que precisa de terra, agua e sol. Então as pessoas esperam que elas cresçam fortes e saudáveis apenas plantando as regando. Mas cada planta tem suas particularidades, suas preferencias enquanto a água, temperatura, contato com o sol e nutrientes.


Sem esses ingredientes na proporção certa não adianta esperar uma planta saudável que você não terá.


Da mesma forma são os resultados que você está colhendo na sua vida. Talvez você esteja esperando prosperidade, abundancia, lealdade, felicidade, amor, confiança, companheirismo, mas os ingredientes não estão sendo colocados nas medidas certas ou nos momentos certos.

Talvez por falta de conhecimento ou talvez porque sua atenção esteja tanto nos resultados que você esteja negligenciando seus comportamentos hoje.


Quer uma receita para aplicar na sua vida hoje mesmo?


Autodomínio mental- domine sua mente e a necessidade de pensar e prever o futuro


Desapego- Se desapegue dos resultados, tenha preferências e não apegos.


Aceite sua colheita- O mundo não foi injusto com você.


Atenção total no agora- O Agora é o único lugar onde você pode verdadeiramente fazer algo.


Crescimento constante- Perceba que sua realidade é um resultado das suas escolhas no passado, se você continuar escolhendo da mesma maneira terá sempre os mesmos resultados, quando você aprende, você cresce, você expande sua perspectiva e está também mais capacitado para fazer melhores escolhas. A probabilidade de você plantar com os ingredientes certos é muito maior.


Esteja sempre aprendendo, crescendo e evoluindo.


Lembre-se sempre: Seja sempre melhor do que você foi ontem, isso já é o bastante.


Siga os canais do O Buscador para você estar aprendendo todos os dias.



Um forte abraço










bottom of page