top of page
  • Foto do escritorVictor Maroto

Como superar os desafios

Como superar os desafios que a vida te trás?



Quem não tem nem um desafio na vida que jogue a primeira pedra.


Imagine a seguinte situação: Você vem a um mês planejando uma viagem, cria expectativas e está super animado. Faz vários projetos, organiza tudo, hotel, rota, dinheiro, carro... E quando chega o tão esperado dia, durante a viagem você passa por um buraco e fura dois pneus do seu carro.


Pronto. Temos um problema ou um desafio? Qual a diferença?

Antes de responder, quero te dizer algo muito importante que pode te trazer uma ideia um pouco diferente da sua habitual. Nós seres humanos, principalmente aqui no ocidente somos muito julgadores, temos uma visão muito racional da vida e de tudo.

Você pode dizer que não, mas nós aprendemos a acelerar tanto o nosso pensamento, que estamos habituados a usá-lo o tempo todo. Temos a tendência de racionalizar tudo, julgar tudo e analisar tudo. Sempre damos a nossa opinião sobre como as coisas acontecem para nós, dentro na nossa perspectiva, dentro da nossa vontade e dentro da nossos parâmetros.


Para nós um acontecimento nunca é só um acontecimento, nós sempre rotulamos se é bom ou ruim para nós, se é agradável ou desagradável, se é bonito ou feio...


Não vemos as coisas apenas como elas são, vemos as coias como elas servem para nós.


Tudo é questão de interpretação.


Ai está a diferença entre problema e desafio. A interpretação, se um fato inesperado te causa dor e sofrimento, você se sente frustrado e injustiçado, tenta fugir, tenta encontrar algum culpado... Esse fato foi interpretado como um problema para você.


E quando você o recebe simplesmente como ele é, o recebe simplesmente como algo que precisa de uma solução, não procura culpado, não se sente frustrado nem injustiçado, assume a responsabilidade e procura imediatamente resolvê-lo... Esse fato foi interpretado por você como um desafio.


Tudo na vida é questão de interpretação. Pessoas que enxergam muitos problemas na vida tem a tendência de se tornarem mais negativas, menos ativas, ficam ruminando as coias e procurando culpar alguém ao invés de procurar uma solução. Tipicamente o papel de vítima que procura atenção e ajuda.


Pessoas que interpretam as coias como desafios, como fatos que precisam de soluções e assumem essa responsabilidade vivem em ativa interação com a vida, não se envolvem negativamente com desafios, apenas buscam soluções, buscam conhecimento e informações se deles precisarem. Essas pessoas sabem que tem o potencial de aprender, de crescer encontrar uma solução para cada desafio que surja para ela, essa é a tipica pessoa protagonista de sua vida.


Lembre-se a vida é uma sucessão de desafios.


Analise sua atitudes, como você está lidando com sua vida? Você tem mais desafios ou tem mais problemas? Essa interpretação já diz muito sobre você.


Lembre-se que você sempre tem o poder de escolher. Pode não ter o controle do que te acontece, mas tem o controle de como você pensa, interpreta e lida com cada situação.


O Autoconhecimento é a chave.



bottom of page