Como reprogramar crenças

Como reprogramar crenças?



Veja ao seu redor, tantas coisas grandes que as pessoas conquistaram, tantas coisas grandes que as pessoas construíram. O que elas tiveram que você não tem?


Talvez uma coisa:


Já ouvimos dizer que a fé move montanhas, você acredita? Pense, a Fé levou o homem à lua, a fé fez o homem voar, a Fé trouxe luz ao mundo.

A Fé é acreditar, acreditar que é possível, acreditar no que é real.


Tudo o que você pensa que é, tudo o que você faz, tudo o que você tem e já realizou hoje, é um resultado perfeito da sua Fé.


Porém, a Fé não representa somente o jardim da sua vida, ela também representa suas masmorras. Você sabe o significado de fé?

Segundo o dicionário: Convicção intensa e persistente em algo abstrato que, para a pessoa que acredita, se torna verdade; crença.


Você acredita no que quiser, você tem Fé no que acredita. Suas crenças estão aí, muitas conscientes, algumas inconscientes, mas estão todas influenciando diretamente na sua vida, nas suas escolhas e no que você tem hoje.

Falar de crenças é muito mais sério do que imaginamos. Elas são o nosso código de vida, representa o que acreditamos sobre o mundo que nos cerca e sobre nós.


Padrão de Crenças


Como você construiu seu Padrão de Crenças?


Quando você era criança, você não era nada. Não era cristão, não era budista, não era de esquerda ou de direita... Era apenas mais uma vida, era uma folha em branco. Uma folha em branco que aceita qualquer cosia.


Veja uma criança, tudo o que você diz a ela, ela acredita, ela não tem argumentos nem outra ideia formada para fazer uma comparação, uma análise das informações que recebe. Então quando uma mãe ou um pai fala para o menino, ‘’você é burro’’, ‘’você é fraco’’, é muito difícil ganhar dinheiro’’, ‘’bonzinho só se ferra’’, ‘’você é igual seu pai’’, isso entra e fica no inconsciente de uma criança, essa informação fica lá crescendo, amadurecendo e influenciando nas escolhas desse indivíduo pelo resto da vida.


As crenças também são adquiridas por experiências, se um indivíduo quando criança foi mordido por um cachorro, durante toda a sua vida ele pode ter trauma de cachorro, isso é acreditar que todo cachorro pode lhe fazer mau. Ou pode ter experiências frustradas com o sexo oposto na infância, com amigos, com os pais, isso pode desenvolver crenças terríveis sobre ele mesmo e sobre as outras pessoas.


Porém, as crenças são formadas por experiências individuais, e com certeza não representa a realidade única das coisas. Não é porque um cachorro te mordeu que todos cachorros são agressivos, não é porque seus amigos fizeram uma brincadeira de mau gosto que todas as pessoas são perigosas, não é porque você ia mal em matemática que você é burro...


Por isso é importante você se conhecer, você saber quais são as programações que estão rodando de você, saber quais são as crenças que te impede de ser abundante na sua vida.


O Autoconhecimento é o melhor caminho para isso.


Separe um bloco ou diário para registrar somente suas crenças. Dê total atenção e importância a este levantamento que irá fazer


Separe seus registros e cuide para manter seu bloco/caderno/diário sempre por perto, para registrar tudo durante pelo menos uma semana.


Desenvolva suas perguntas e ouça as respostas. Comece usando as orientações abaixo e, depois você mesmo vai passar a identificar suas frases internas que te limitam a agir.Exemplos:


-Eu gostaria de..., mas não posso porquê ...

-Eu gostaria de..., mas não será possível porque...

-Eu gostaria de..., mas não vai durar muito porquê...

-Eu gostaria de..., mas ouvi dizer que...

-Eu gostaria de..., mas ...


Continue completando até finalizar o que vem na sua cabeça. Observe que depois dos porquês aparecem afirmações que na verdade são suas crenças ou convicções, puros paradigmas, padrões que se repetem em sua vida, são aqueles que você tomou pra si como verdade absoluta e por isso acredita nisso.


Essas são as muralhas, que você construiu dentro de você ou que provavelmente escutou desde criança e assumiu como suas ou até mesmo dos pais, te programando de tal forma que a auto sabotagem está no piloto automático e você nem percebe.


- Eu não tenho tempo suficiente para nada.

- Eu tenho muito medo.

- Ah se eu tivesse dinheiro.

- Eu não sou capaz.

- Eu sou cabeça dura mesmo.

- Eu nunca vou ganhar dinheiro.

- Jamais vou ser promovido.

- Sempre fui muito esquecido.

- Estou velho demais para isso.

- Agora é tarde... agora é cedo demais.

- Ah... isso eu não consigo fazer de jeito nenhum.

- Sou assim mesmo, não vou mudar nunca.

- Só ganho para pagar as contas.

- Isso não é para mim, só para os outros.

- Ah... se eu tivesse uma chance.

- O problema é dos outros.

- Ah... depois, agora não..., mas o ano que vem...


Qual o seu método favorito de fazê-lo? Como cada pensamento gera um comportamento, temos nossa forma de agir de forma sabotadora. Qual é a sua?


- Indecisão

- Arrogância

- Tolerância

- Não dizendo "não" (Não contrariar)

- Culpando os outros

- Nem sempre dizendo a verdade

- Colocando os outros na frente

- Não dizendo "sim" (não aceitar uma oportunidade)


Declarações como estas são crenças limitantes. Enquanto elas estiverem no comando, você estará perdido. Coloque a sua lista de crenças limitantes em sua frente. Primeiro olhe a lista e imagine que todas essas afirmações são absolutamente verdadeiras. Como será seu futuro com essas crenças no comando?


Reprogramando as crenças limitantes


Para eliminar uma crença devemos:


-Identificá-la

-Desafiá-la com questionamentos reais

-Substituí-la por uma crença verdadeira, real e positiva.


Já aprendemos a identificar através das perguntas de acesso. Para desafiá-las, inicie observando sua lista de crenças e perceba que na realidade elas NÃO são verdadeiras.


Acreditamos nelas, porque convivemos com essas crenças há tanto tempo que passamos a aceitá-las como se verdadeiras fossem, pois não a contestamos. Desafie cada uma delas questionando:


- Esse pensamento é verdadeiro?

- Qual é a evidência de que isso é verdade?

-Isso é uma interpretação ou um fato?

-Onde aprendi isso?

-Esse pensamento é justo?

-Ainda me serve no meu momento atual de vida?

-O que eu ganho pensando assim?

-O que perco pensando assim?

-De que forma esse pensamento me ajuda a encontrar uma solução?

-Esse pensamento me protege de que?


Passe a semana percebendo quantas vezes você ouve-se pensando em declarações limitantes nos seus diálogos internos ou dizendo para outras pessoas.


Não tente fazer nada, exceto tornar-se ciente de quanto uma parte de sua vida tornou-se esta crença e ao mesmo tempo vá substituindo seu diálogo interno e sua comunicação pela nova afirmação que prefere.


Siga sempre este caminho e absorva essa observação e atitudes positivas em seu dia-a-dia. Esta é uma grande aliada para manter sua motivação e energia sempre em alta.


Quando você tem consciência desses padrões que estão regendo suas escolhas, sua perspectiva de vida, você tem o poder de mudá-los. O primeiro passo é trazer luz à escuridão.


O autoconhecimento é a chave.

2 visualizações

Victor Maroto Aguiar Santos

  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Spotify - Círculo Branco

Contato e Suporte:

(31)999524101

Todos os direitos reservados Victor Maroto Aguiar Santos, CPF 08242414602. Pereira Guimarães 926, centro Mateus Leme MG, Brasil.