• O Buscador

A VIDA É AMARGA

Senti um gosto amargo quando pinguei aquela mistura de raízes na minha boca...


A Josi, para quem não sabe minha noiva, comprou um medicamento manipulado que se baseava em mistura de raízes. E antes de ela mesma experimentar eu coloquei algumas gotas na minha boca, senti um gosto amargo, intenso e muito forte que tomou conta de toda minha boca por um longo tempo com apenas algumas gotas e dificilmente saiu.


‘’Tem gosto de mel’’


Eu disse.


Ela logo pingou várias gotas na boca, olhou para mim com aquela cara que dizia:


‘’Não acredito que você fez isso.’’


E eu respondi rindo da cara dela:


‘’Esse é o amargo da vida. ’’


Cara, talvez você que esteja lendo pense:


‘’Credo! Que visão mais pessimista a sua Victor! ’’


Sim a vida também é amarga, mas não por isso ela seja ruim, amargo não é sinônimo de ruim! Talvez pelo fato das pessoas quererem exclusivamente o doce elas evitam o amargo, elas consideram o amargo ruim. Inclusive a palavra ‘’amargo’’ foi cunhada com um significado semelhante à ruim, desgostoso, negativo...


Mas não deve ser necessariamente assim. O amargo é apenas uma sensação, percepção diferente do doce, não é necessariamente ruim. Afinal, agora enquanto eu escrevo essas palavras tenho uma caneca de café sem açúcar na minha frente. Amargo, quente, intenso, marcante e saboroso... aprecio cada gole.


Em vários anos estudando o comportamento humano, observando as pessoas e a mim mesmo, percebi um grande ponto negativo em comum entre a maioria das pessoas. Sim a maioria! Essa observação que vou compartilhar com você agora pode ser a chave de uma mudança! Sempre digo que a mudança é interna, e quando você muda sua percepção das coisas, seus pensamentos, suas escolhas e comportamentos mudam. Sua pegada muda para uma pegada mais firme e proativa.


O ponto em comum entre as pessoas é esperar uma vida exclusivamente confortável e prazerosa, livre de responsabilidades e compromissos, uma vida exclusivamente doce.

A vida não é e nem deve ser exclusivamente confortável!


Claro que precisamos do conforto, é nele que recarregamos nossa energia, é nele que nosso corpo se restaura, e muitas vezes é no conforto que podemos dar o nosso melhor.

Mas o conforto não traz crescimento, o conforto não traz aprendizado, o conforto não traz expansão.


O conforto é um estado onde você se acomoda, você relaxa... E isso pode ser refletido em todas as áreas da sua vida, física, emocional, social, financeira, familiar... Mas uma vida exclusivamente confortável não é o objetivo, assim como uma vida exclusivamente amarga também não é.


Perceba uma coisa, quem está confortável não está crescendo, o conforto é mais semelhante a um estado de passividade e estagnação do que de crescimento e expansão. Você se lembra da primeira vez que começou a praticar algo novo, algo completamente desconhecido?


Tenho certeza que foi desconfortável. Investir atenção, tempo e energia em algo novo é extremamente desconfortável.


Perceba como é confortável estar na presença dos nossos velhos amigos e familiares, e como é desconfortável estar em um lugar com pessoas que não conhecemos, que pensam diferentes de nós.


Perceba como é confortável sentar no sofá e pedir uma pizza, e como é desconfortável chegar depois do trabalho trocar de roupa e ir à academia, preparar um jantar com legumes e verduras...


Perceba como é desconfortável sacrificar nossos desejos egoicos e nosso impulso pelo prazer imediato em favor de nossos ideais, valores, virtudes e objetivos...


Perceba como é desconfortável você sentar para assistir um curso repleto de conceitos novos e desconhecidos e mais desconfortável ainda fazer tudo diferente do que sempre fizemos para aplicar tudo isso em nossas vidas.


Esses e centenas de outros exemplos mostram como a busca pelo conforto na maioria das vezes nos aprisionam na conhecida ‘’zona de conforto’’, no nosso mundo comum e nos impede de buscar o verdadeiro crescimento, a verdadeira transformação.



É exatamente o desconforto, o desconhecido e os estressores que nos movem para o crescimento.


Esse é o problema da nossa sociedade hoje, e perceba como está cada vez pior. As pessoas estão cada vez menos preparadas e dispostas a lidarem com as adversidades, com os desafios e com o amargor da vida.


Tudo aquilo que os tiram do conforto é imediatamente cancelado, bloqueado, abandonado e esquecido. Tudo aquilo que é diferente do que as pessoas esperam é ignorado e criticado sabe porquê?


Porque hoje é considerado bom somente aquilo que dá prazer, bom é somente aqui que é confortável não representa nem uma ameaça às crenças e ao ego de um homem.


Claro que todos temos uma predisposição para buscar o conforto e o prazer, todos compartilhamos as mesmas heranças genéticas e temos um ‘’programa’’ que nos faz ir em busca de uma zona confortável e segura. Mas quanto mais acomodado mais estagnado. Vida é igual a movimento e morte é igual a estagnação.


Prosperidade é o crescimento saudável em todas as esferas da vida. E o que está confortável e acomodado não deseja sair da zona de conforto.


A vida não é e não deve ser confortável! Ame o jogo.


Existe uma frase que eu particularmente amo, faz muito sentido para mim e fará para você se você a ouvir com o coração.


‘’O tesouro está na caverna que você evita entrar. ’’


O que você evita fazer na sua vida?


Você sabe muito bem, apesar de negar para você mesmo o que você realmente precisa fazer.


Talvez o seu racional diz para você que a culpa é do outro, o outro que deveria fazer, o outro que deveria mudar, que a culpa é qualquer coisa e quando tudo mudar você será realizado...


Mas a sua voz interior sabe que não é assim, ela sabe que você evita fazer algo que você precisa muito fazer. É exatamente nessa caverna que você teme entrar que está o tesouro que você busca.


O que você está evitando? Tenho certeza que você evita fazer alguma coisa muito desconfortável para você.


Talvez por medo, insegurança, talvez porque terá que ter disciplina e precisará abrir mão de algumas coisas que você está apegado de mais, do conforto e do prazer talvez, talvez você precise desenvolver algumas habilidades novas, talvez você teme ser rejeitado, teme perder sua ‘’segurança’’, teme ser ridicularizado...


A verdade é que tudo o que é novo nos ameaça, tudo o que é diferente nos ameaça, tudo o que nos coloca em movimento nos ameaça de alguma forma.


Mas é o movimento na direção certa que gera a expansão, o crescimento, a conquista e a sabedoria.


Quantas vezes você não teve seu conforto ameaçado por algo?


Falta de dinheiro, uma gravidez inesperada, uma demissão, um problema de saúde, um acidente...


Parece que está tudo bem, de repente acontece algo que te tira desse estado confortável. E para sair dele você é obrigado a entregar mais, a se desenvolver, a se reinventar e a muitas vezes a mudar toda a sua vida.


Esse é o mundo, essa é a vida te cobrando crescimento, expansão. No mundo nada fica parado, no universo tudo flui. E nós seres humanos odiamos quando as coisas mudam, odiamos quando precisamos abandonar o que sabemos para nos adaptar a algo novo...


Veja como a geração passada não consegue seque mexer nos smatphones, é muito difícil e desconfortável para eles...


O mundo exige crescimento, o mundo exige expansão, e nós temos em nós um eu animal que odeia o que é novo, que odeia tudo o que ameaça desconforto.


Mas aqueles que não se reinventam, aqueles que permanecem estagnados ficam para trás.


E perceba que quanto mais para trás ficam, mais é exigido movimento.


Quanto mais resistência ao crescimento o homem tem, mais para trás ele fica.


Grave isso:

O mundo não é confortável, e nem deve ser!


Ame o jogo, faça o que você teme, faça aquilo que te desafia, faça aquilo que tira o seu conforto!


Aí você encontrará o seu tesouro, aí você encontrará o que você tanto busca.


Assista ao vídeo no canal do O Buscador no Youtube e entenda mais sobre isso, aproveite e se inscreva para receber muito mais conteúdo para o seu crescimento.





0 visualização0 comentário